terça-feira, janeiro 12, 2010

545 dias

O que são 545 dias, menos de 1 ano e meio, ao lado de 40 anos?

Tenho uma tia que há 3 meses deixou de fumar, após fazê-lo por 40 anos. Conversei bastante com ela neste final de ano. Ela está tinindo, na ponta dos cascos, com todos os argumentos claros na cabeça. Isto ficou evidente ao fim de nossa conversa, quando havia eu dito para um terceiro que ela tinha parado, ao que ela retrucou: "parei não, né, estou há esse tempo sem fumar". No caso dela, a motivação final foi consequência de duas internações (não diretamente relacionadas com o tabagismo); no começo ela usou adesivos de nicotina. E olha que ela fumava uns dois maços por dia, de Carlton.

Divagações como essas me fazem pensar em quão pouco tempo faz que eu mesmo parei. É como eu dizia mais no começo, tenho que manter a guarda alta porque a luta não acabou - só parece que acabou. O cigarrinho continua logo ali a espreitar-me, oferecer-se, por assim dizer, em forma de cigarrilhas Café Crème de um outro tio. Um traguinho só, um cigarrinho só, um maço só, um pacotinho só. E aí já era.

Como estou bem sem fumar! Que bom é poder colocar um ponto de exclamação ao fim desta frase.

O pai de Lys tem câncer, com metástases nos pulmões. Ontem mesmo foi submetido a mais uma cirurgia, quando retirou oito tumores de só um pulmão. O médico disse-nos: "a sorte dele é que ele não mora em São Paulo e não era fumante"...

No mais, saúdo o reaparecimento do Beto, amigão, por onde estiveste?

Abs K

Nenhum comentário: