segunda-feira, outubro 13, 2008

89 dias

No começo de minha empreitada, perguntava-me várias vezes se teria forças para deixar o cigarro. Acho que, nas primeiras noites, a sensação marcante foi o medo de fracassar e perceber que eu realmente não conseguia me livrar de algo que já era um fardo para mim. Em vários momentos eu dizia para mim mesmo: "preciso parar de fumar"... mas a perspectiva de não ter mais aquele "companheiro", aquele passatempo, que estava sempre comigo nos pontos de ônibus, nas filas, nos shows, na praia, era de botar medo mesmo. Como é que eu vou fazer nessas horas??
Simplesmente passar por elas. Isto, que no começo era motivo de medo e apreensão para mim, tornou-se uma coisa normal. Acho que é melhor passar por estas provações de uma vez do que evitá-las no começo, para depois dar de frente com elas.

Agora estou prestes a completar três meses sem cigarro. E creio estar conseguindo ver o cigarro com outros olhos. No sábado fui a um show com vários amigos fumantes. Nesta noite eu teria facilmente fumado um maço, ainda mais depois de ter assistido a atuação pavorosa do meu time... Mas não fumei, resisti, e acordei no domingo feliz comigo mesmo. São sensações antagônicas, ao mesmo tempo que admiro uma tragada e me dá vontade de fumar de novo, sinto uma repulsa e vejo-me longe "dele". Esquisito!

Porém, não vejo muitos motivos para celebrações. O que são 89 dias ao lado de 10 anos? O único motivo de festa é não estar fumando mais. E os motivos para manter os "pés atrás" são muitos - são diversos exemplos de pessoas que ficaram 3 ou 9 meses sem fumar e depois voltaram. Eu mesmo, cheguei a ficar 5 meses e depois voltei com tudo. A meta momentânea é, portanto, bater a marca de 5 meses. Eu vou chegar lá e vou passar por ela.

Amigos Vinho e Beto, que bom tê-los por aqui. Estou um pouco distante, com muito trabalho, após de voltar de férias. Mas acompanho a luta de vocês também. Parabéns, Vinho, pelo primeiro ano! E Beto, parabéns pelos 8 meses! Nós chegaremos lá!!!

Anônima, você voltou a me visitar? Entre em contato, quem sabe podemos ajudar?

Abs a todos e, no próximo post, já terão passado 3 meses!

2 comentários:

Anônimo disse...

De vez em quando eu penso aqui com os meus botões (e com o velcro também) que um belo dia vamos acordar e assim não mais que de repente (saudades do poetinha) perceberemos que estamos há 3 anos sem fumar. Que cigarro é coisa do passado distante, que não tem importância. Até esse dia chegar, estamos aqui, na área. Se derrubar é pênalti. Mas entrei principalmente para te contar uma novidade. Fomos, eu e minha neguinha, assistir a um show do Elomar Figueira de Melo, em São Paulo, no último final de semana. Como sei que você é fã, estou te contando. Minino, o hômi é melhor ao vivo que nos CDs. Se Deus quiser, iremos em dezembro a Salvador assistir a uma apresentação dele com a Orquestra Baiana e direito a coral. Topas? Qualquer coisa, a gente se encontra por lá para comemorar mais dois meses sem fumar. Presença de boa música e ausência de nicotina, quer melhor?

Anônimo disse...

Grande K,

Parabéns amigo, continue firme que o pior já passou, os tres primeiros meses realmente são os mais dificeis.

Grande Abraço.


Vinho.