segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Perguntinha

Ontem estive com um de meus amigos fumantes. Sempre fumou menos do que eu, é do tipo daqueles que fumam mais quando bebem, ou assistem a jogos de futebol, ou em alguma noitada de mesa de bar. Pois bem, ontem encontrei com ele e, lá pelas tantas, disse: hoje completo 200 dias sem fumar. Ele prontamente rebateu com uma pergunta: "você falar há quantos dias está sem fumar não reflete na verdade uma vontade sua de fumar novamente"?

Boa pergunta. Eu respondi que não, que na verdade reflete a minha consciência do quanto é difícil, para mim, ficar sem fumar. Reflete, no fundo, a dura realidade do fumante: a de não conseguir ficar sem fumar, a de ter que fumar para sustentar a dependência química, e a de não conseguir se livrar do tabaco devido à dependência psicológica. O papel do fumômetro, creio eu, é o de me lembrar daquele começo, da dificuldade inicial, da abstinência, do quanto eu lutei para conseguir chegar até aqui. Isto me dá forças para continuar!

Abs K

Um comentário:

Determinada disse...

Oi Karenin, tudo bem?

Embarco dia 23 de março. Não vou deixar de escrever, vou mandar noticias sempre!

Parabéns pelos 200 dias! A hora que vi fiquei muito feliz. Nós que sabemos das dificuldades, ficamos felizes com as vitorias contra essa meleca, né?

PARABENS de coração!

Grd abraço