terça-feira, agosto 05, 2008

20 dias

20 dias sem fumar! Fiquei sem internet no final de semana e ontem o dia foi meio corrido para postar. Mas cá estou, ainda sem ter fumado!

Novas provações... Lys viajou a trabalho no sábado, e à noite eu fui a uma festa de amigos (alguns fumantes). Mais uma vez o maço estava logo ali, os cigarros para serem filados estavam bem na minha frente. Não peguei! Uma das amigas fumantes perguntou-me se eu havia parado de fumar. A resposta, já decorada, é: estou tentando parar. Não acho que eu já poderia dizer que parei... infelizmente, é a verdade.

Na sexta-feira, dois episódios. Fui a um concerto no Theatro Municipal. A orquestra mal havia começado a tocar e um senhor sentado duas cadeiras abaixo da minha começa a tossir descontroladamente, aquela tosse sem ar, típica de fumante. Ele simplesmente não conseguia parar de tossir! Pensei naquela pergunta "será que a gente só se dá conta que o cigarro faz mal quando ele realmente faz mal?".

Digo isso porque quando penso em mim fumando, eu fumo um maço ou mais por dia. Se eu conseguisse fumar 3 cigarros por dia, não ia querer parar. Mas eu sei que não consigo e, por isso, não posso fumar o primeiro, o unzinho. Mas acho que estou chegando no ponto de só lembrar do cigarro bom, da tragada boa. E de não lembrar que ele vai mesmo me fazer mal, porque eu não consigo me controlar e fumar pouco, só muito. Então, nada feito. É fundamental lembrar que um cigarro é bom, mas ter sempre consciência que EU não vou ficar com apenas um.

O outro episódio: no intervalo fui interpelado por um amigo fumante para irmos à varanda fumar. Respondi que tinha parado, para logo emendar com uma risadinha: "é, na verdade, estou tentando..." (o que é a mais pura verdade). Mas fiquei lá, rodeado pelos fumantes, observando-os. A fumaça do cigarro alheio ainda não me incomoda a ponto de me fazer não ficar junto dos fumantes. Ao mesmo tempo, é outro barato porque você só respira a parte "ruim" do cigarro, o que te dá prazer (a nicotina) não está lá. Então não tem muita graça mesmo, é só uma lembrança do cheiro.

Vinho: sua dica é, na verdade, o meu objetivo. Aumentar gradativamente a frequência e intensidade dos exercícios físicos, conforme a capacidade respiratória aumenta. E como aumenta!

Will: Força, meu caro! Prepare-se para uma batalha mental. E não deixe de avisar dos progressos (ou não)!

Agradeço muito a força de todos e peço desculpas pelo tempo sem postar... Consertei a internet ontem! Abs

3 comentários:

Anônimo disse...

Kare, bom dia! Na verdade, ótimo dia Vinte dias sem fumar, amigo! Isso é bom demais... quanto à vontade de fumar, agüente firme, ela vem e vai, e volta e some, retorna e desaparece novamente, mas ficará a cada dia mais fraca, você verá. Mais alguns dias e você estará no ponto de poder dizer que não vale mais a pena voltar a fumar. Encare cada dia como uma poupança, que só aumenta... de repente, não vale a pena gastar tanto apenas para satisfazer um vício. Grande abraço.

beto

Anônimo disse...

K,

Quando perguntarei a voce sobre o cigarro, diga que não esta fumando, diga que voce não esta se sentindo bem fumando, ninguem enche o saco dai.
Parabens amigo pelos 20 dias.
Abracos.
Vinho.

Anônimo disse...

K,

Quando perguntarei a voce sobre o cigarro, diga que não esta fumando, diga que voce não esta se sentindo bem fumando, ninguem enche o saco dai.
Parabens amigo pelos 20 dias.
Abracos.
Vinho.