quarta-feira, agosto 27, 2008

42 dias

Atingi hoje a marca com que o sumido Artemus iniciou a fecunda divulgação de sua luta contra o tabagismo. Confesso que quando tive o primeiro contato com os blogs dos BCTs senti-me um pouco amedrontado de não conseguir chegar sequer a esta marca (42 dias).

Comecei o blog no primeiro dia de abstinência, ciente de que poderia não passar da primeira semana. Nesse sentido, o blog me fez um bem incrível. Embora soubesse que não havia leitores para as minhas linhas, tentava imaginar aquilo como um legado histórico para mim mesmo, e também para eventuais leitores no futuro.

Cheguei, e cheguei bem, aos 42 dias - ou 6 semanas redondas! Olhando para trás, para o que passou até agora, considero que o processo tem sido bastante vantajoso para mim. Após os primeiros dois dias de grande fissura, irritabilidade, mau-humor e até tremedeira nas pernas, todos estes sintomas foram abrandando. Masquei muitos chicletes por uns 7 dias, depois parei. Minha capacidade respiratória tem melhorado bastante, assim como o fôlego para, por exemplo, subir escadas e caminhar conversando (coisa que me deixava bem ofegante). Mas, indubitavelmente, o que mais mudou nesses 42 dias foi a minha satisfação comigo mesmo por estar conseguindo parar. Recordo-me de todas as vezes que disse para mim mesmo: "preciso parar de fumar", sem, infelizmente, sequer vislumbrar esta possibilidade. Agora estou vivendo isso. E o que é mais importante, estou feliz! Quando estou com a Lys, todas as vezes que bate aquela vontadezinha, aquela memoriazinha perniciosa, ela vem e me dá um beijo. Tem cigarro melhor que esse?

Apesar de tudo isso, é importante ter os pés no chão, o foco lá na frente e estar sempre alerta para não cair em tentação - e recair.

Abs

3 comentários:

A. Ferro disse...

42 dias é uma data especial amigo Karenin! Como será qualquer dia desde o primeiro que você decidiu por um fim no seu vício. Lembranças virão, a vontade de voltar idem, mas o importante é manter o foco. Você já percebeu que dá prá viver sem o "mardito" então agora nada o fará retornar. Guarde sempre essa mensagem com você: Retornar é fraquejar, é deixar de lutar. Lutar pela vida sempre vai valer mais a pena do que retornar. Um grande abraço.

Anônimo disse...

Oi Karenin,
42 dias já é uma ótima conquista, parabéns e siga em frente!
Estou conhecendo agora seu blog e espero de vez em quando passar por aqui para deixar uma força!
Vale a atenção que vc cita principalmente porque agora pesa não tanto a falta da nicotina, mas os fatores emocionais, como a lembrança em situações de stress, este tipo de coisa. Mas sem dúvida tem formas bem melhores de enfrentar as crises do que fumar! Abs Mônica

Anônimo disse...

Esqueci de dizer: vou colocar seu blog na lista de blogs da ACTbr, tudo bem? Abs Mônica