quinta-feira, julho 31, 2008

15 dias

Completei 15 dias sem fumar. Não posso dizer que está sendo fácil. Já são quase 20 maços de Marlboro Lights não fumados!

Talvez seja hora para um breve balanço do que já aconteceu... Acho que nos dois (ou três) primeiros dias, fiquei irritadiço, impaciente. Confesso que fiquei com dúvidas e chorei, amedrontado com a possibilidade de não ser forte o suficiente e fracassar mais uma vez. É muita pressão! Tive um pouco de tremedeira na perna e dificuldade de manter a respiração em alguns momentos. Mas foi passageiro, após me concentrar um pouco e respirar profundamente, melhorei.

Depois disso, já vivenciei diversas ocasiões em que eu normalmente fumaria muitos cigarros. Churrasco, mesa de bar, jogo de futebol, tomar vinho em casa. Considero uma coisa boa não ter abolido estas práticas (ainda que momentaneamente). Acho que seria pior encará-las posteriormente, portanto eu poderia dizer que estou preparado para elas.

A vontade de fumar é uma coisa que me persegue. Na rua, no carro, em casa. Principalmente em casa. Na segunda-feira fui assistir ao filme Nome Próprio. Caramba, Leandra Leal & Cia fumam durante o filme inteiro! Ela fuma tal qual Jean-Paul Belmondo em "Acossado". Há tempos não me lembrava de ver tanto cigarro no cinema! Mais uma coisa que contribui para as vontades de encontrar com "ele"...

Concordo com alguém que disse que o ócio é o grande obstáculo para o sucesso em parar de fumar. Por outro lado, enfrentar o ócio pode nos tornar mais fortes e decididos. Considero que existem três grandes desafios no momento para mim: 1) não fumar nem unzinho; 2) pensar menos em fumar unzinho; 3) dissociar mentalmente ações corriqueiras (dirigir, esperar um ônibus, tomar um café) do hábito de fumar. O que ainda me prende é a idéia de que um cigarrinho pode ser bom. Sim, pode ser bom, mas NUNCA é só um cigarrinho.

Sobre o que você disse, Will: puxa, sinto-me feliz por contribuir de alguma forma com a sua decisão. É difícil, não é de uma hora para outra que se assume uma outra postura. Como eu disse, faz-se necessária uma árdua e meticulosa batalha mental! No meu primeiro dia sem cigarro, encontrei na internet os blogs dos BCTs. Nossa, foi um alívio!! Os relatos são muito reconfortantes e te fazem ver que sim, há vida, há esperança, há felicidade depois da abstinência. É claro que nós sabemos disso, mas a falta do cigarro (fissura) torna estes pensamentos mais distantes. Eu acho que o blog é uma ferramenta muito útil e sincera nessa empreitada. Para mim, tem sido fundamental como um incentivo, um algo mais para me dar forças. Na minha opinião particular, acho que acordar e não fumar é mais fácil do que parar de uma hora para outra no meio de um dia em que você já fumou. Então, Will, muita força de vontade e coragem para começar!!!

Beto: Caramba, não é que você tinha razão? O xadrez mental (nível grandes mestres) continua! Gostei da brincadeira dos bispos escondidos, torres à espreita e damas propagandeando cigarros por aí... É mais ou menos isso mesmo. O xadrez é realmente incrível e permite analogias perfeitas em muitos aspectos da vida.

Claudio: Seja bem-vindo! Logo você, que já não fuma há quase dois anos e meio! Minha nossa, eu quero muito chegar lá (aí).

Mary: Seja bem-vinda! Parabéns pelo blog, é muito inspirador. Esse jeito de falar "dele", super característico seu, é muito divertido e apropriado. Ô praga!

Vinho: Apareça sempre! Serei sempre agradecido pela força!

Abs

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro K,

Não consegui, ainda, parar de vez. Acordei achando que seria hoje o Dia D. Não foi. Em compensação, acho que posso "comemorar" o fato de eu ter retardado em quase uma hora o primeiro cigarro do dia. Não será tão simples abandonar de repente um vício de 35 anos. Mas a batalha já está em curso dentro da minha cabeça. O resultado desse "primeiro dia" é que fumei menos da metade do que teria fumado normalmente. Eu chego lá, meu caro, eu chego lá!

Anônimo disse...

É isso ai Kare,

Posso dar uma dica, já que você é jovem, fazer atividade física, correr principalmente é um bom estimulante, tanto para o stress quanto para este início de cessão do tabagismo, sou meio suspeito, pois quando era fumante eu já corria, agora então somente uma lesão me deixa parado.
Sabe, troquei um vício por outro, so que o outro é muito melhor, adrenalina no lugar da nicotina, so não coloco o nome do Blog larguei o cigarro e calcei o tenis, porque temos uma amiga que já o fez.
Esta é minha dica do dia.
Abraços.
Vinho.

Anônimo disse...

Karenin,
Que coisa boa, é sempre muito bom ver mais um BCT na área, seja muito bem vindo e conte conosco, realmente os blogs são uma ajuda e tanto. Me ajudou em muitos principios de recaida, só ficava pensando, se fumar esse tal "unzinho" "só um" "só hoje" eu vou acabar tendo que zerar o meu fumometro e encarar os blogs depois e isso seria bem difícil. Grande abraço.
Freja